Uma viagem tranquila com Erudite Stoner

O povo brasileiro é muito ligado em rítmo. Toda vez que eu apresento uma banda ou algum projeto musical cuja música é mais ambiente, com mais harmonia e melodia, sempre me olham com aquela cara de desdém ou de desanimo. Por isso gostam tanto de axé, funk e no metal as bandas mais agressivas. Normalmente escuto a mesma coisa, “essas músicas dão sono”, “muito viagem para mim”, “prefiro algo mais pesado” ou mesmo, “música para mim tem que ser dançante”.

A verdade é que tem muita proposta musical excelente por ai e tudo é uma questão de aprender a apreciar cada tipo de sonoridade e cada gênero. O que importa mesmo é a boa música.

Contrariando um pouco essa preferência nacional, Matheus Novaes iniciou seu projeto musical Erudite Stoner com influências de post-rock, shoegaze, classical guitar, entre outros. É totalmente acústico o som do cara e sem vocais, aquela música para momentos mais introspectivos, uma sonoridade que faz a mente vagar e se embalar em um universo mais tranquilo. É o tipo de música que eu gosto de ouvir para trabalhar com criação.

“Erudite Stoner” é o primeiro e recém lançado álbum do músico. Em seu perfil no facebook cita como inspiração Alcest, Agalloch e Ulver, já dando para sentir o que vêm pela frente e o que esperar.

O disco é muito bom. Matheus cumpre o objetivo que se propôs a fazer, entregando uma música sensível e bem executada, certamente agradará àqueles que assim como eu tem o costume de ouvir músicas acústica e ambientes. É um disco que transcorre rápido e dá para perceber todas a influências citadas acima.

Se você não acredita em mim, clica no play logo abaixo e embarque nesta viagem com a Extravaganza e Erudite Stoner, você vai descobrir que música acústica é mais legal do que imaginava.

Facebook

Um texto de Igor C. Bersan

Deixe um comentário

