Anneke van Giersbergen e o minimalismo islandês

Banda: Anneke van Giersbergen & Árstíðir
Título: Verloren Verleden
Ano: 2016
Gênero: Indie/Folk/Minimalistic Music/Neoclassical
País: Holanda e Islândia
Gravadora: Agua Recordings (este parece ser um selo independente da Anneke, quem quiser comprar o álbum por meio digital é só clicar aqui)

O carnaval acabou e já foram lançados uma quantidade enorme de álbuns. É humanamente impossível cobrir tudo que tem de bom e interessante nesse meio, a produção é tão grande que acaba tomando grande parte das nossas publicações.

Para começar o ano de maneira tranquila e suave, o primeiro álbum que indico lançado neste ano é “Verloren Verleden”, uma colaboração entre a cantora holandesa Anneke van Giersbergen e a banda islandesa Árstíðir.

Anneke van Giersbergen é uma personalidade já conhecida, nos brindou com sua voz na banda “The Gathering” por muitos anos, diria que a melhor vocalista da banda até o momento, os The Gathering ainda continuam as atividades, mas com uma vocalista que não é tão boa quanto a Anneke, isso lógico na minha opinião, outras pessoas pedem discodar, faz parte.

Já os islandeses Árstíðir não são tão conhecidos do público em geral, uma coisa comum com as bandas da Islândia, que mesmo tendo surgido um interesse crescente nos últimos anos, ainda é um país pouco falado aqui no Brasil e poucos estão divulgando o que acontece por lá, o que é uma pena, pois o país tem uma produção musical bem interesse.

A música proposta aqui pende mais para a sonoridade do Árstíðir, tem aspectos de uma música folclórica, neoclássica e composta de maneira minimalista, como é a característica da músca islandesa, quem acompanha já está acostumado com a melancolia e os arranjos simples, mas elegante dos instrumentos.

É claro que tudo isso funciona e se torna mais gracioso com a participação de Anneke van Giersbergen. A música islandesa normalmente é muito emotiva, tende a levar o ouvinte a uma introspeção dentro do universo musical, o que torna difícil se falar ou escrever sobre, é preciso relaxar e se deixar levar pela música. Tentar descrever isso é partir ao meio a intenção artística, é preciso ter a experiência completa.

E para que vocês possam ter essa experiência o disco está disponível na íntegra para audição ou aquisição em meio digital no bandcamp. É só clicar abaixo para ouvir ou no nome  do álbum para ser encaminhado para comprar a versão digital.

Para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho da Anneke van Giersbergen e do Árstíðir, vou deixar um vídeo de cada abaixo.

Sites oficiais:
Anneke Van Giersbergen
Árstíðir

Facebook:
Fanpage Anneke Van Giersbergen
Fanpage Árstíðir

maxresdefault

Um texto de Igor C. Bersan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s