Os Suspeitos

Título Original – Prisoners
Direção –
 Denis Villeneuve
Roteiro – Aaron Guzikowski
Elenco –
Jake Gyllenhaal, Hugh Jackman, Terrence Howard, Paul Dano, Melissa Leo, Maria Bello, Viola Davis, Dylan Minnette, Wayne Duvall e David Dastmalchian.

Dois filmes me chamaram muito a minha atenção nos últimos anos, o primeiro foi “Os Homens Que Não Amava as Mulheres”, dirigido em 2011 por David Fincher, embora tenha toda a discussão em torno do filme comparado a versão sueca. O segundo filme é “Os Suspeitos” filme de 2013, dirigido pelo canadense Denis Villeneuve.

O motivo de destacar esses dois filmes é que é raro encontrar filmes de suspense/drama/crime, que consigam ter uma narrativa muito bem construida e da mesma maneira em sua direção.

A narrativa do filme gira em torno de dois pais de família que buscam encontrar as duas filhas sequestradas no dia de ação de graças e um detetive que procura fazer o melhor de si para investigar e encontrar as garotas.

Denis Villeneuve captura bem o universo claustrofóbico exigido pelo roteiro, usa de uma paleta de cores baseadas no cinza e no marrom, locações em locais fechados e ângulos de câmera que demonstram a pertubação dos personagens. Sabe aplicar corretamente a linguagem cinematográfica sem precisar textualmente explicar os acontecimentos, usando para isso técnicas de composição de imagens. É um tipo de cinema que só funciona bem com uma direção cuidadosa, coisa que Villeneuve soube fazer muito bem.

As atuçãoes por sua vez também ajudam a compor o filme de maneira a facilitar a aceitação de quem assiste, ao contrário do que muitos comentaram nos blogs e sites de cinema, o destaque fica com Jake Gyllenhaal (Detetive Loki), compondo um personagem que tem vários problemas internos, pisca constantemente, tem uma certa violência reprimida, podemos perceber isso quando ele pega um suspeito, é invariavelmente violênto no trato dos mesmos, é um personagem solitário, não possui como normalmente um parceiro, um amigo da delegacia, não é casado e nem namorada p0ssui, em dado momento do filme o chefe da polícia diz para ele: “Chega, você deve deixar de lado o caso, fez tudo que pôde, está na hora de constituir uma família, arrumar uma esposa e filhos.”, em suma, o ator consegue transmitir todo o estado pisicológico do personagem.

O segundo nome é Hugh Jackman (Keller Dove), um pai de família que se vê atormentado com o sequestro da filha e que por ter uma criação rígida, em que o pai o ensina que ele deveria estar preparado para tudo, encontra em um primeiro suspeito uma forma de “justiça pessoal”, nesse ponto a atuação assim como de Gyllenhaal se mostra eficiente, mostrando os conflitos internos do personagem com relação a tortura imposta a esse p0ssível sequestrador, o ator consegue de maneira equilibrada mostras seus impulsos violentos, mas mesmo assim demonstrar que são justificaveis, não uma reação arbitrária e puramente violenta.

Os dois persongens Keller e Loki que são o centro da narrativa, se completam e acabam por ter um conflito interno semelhante, porém demonstram de maneira diferente.

Técnicamente é um filme muito bem feito, sem precisar ser virtuoso em excesso, montagem e fotografia adequada, cortes e transições que reforçam conceitos específicos da narrativa, cores e design de figurino que apoiam a estrutura do roteiro.

E por fim o roteiro de Aaron Guzikowski. Sua principal caracteristica é tratar quem assite ao filme de maneira inteligente, insere informações importantes para a trama em detalhes que não precisam ser ditos, exemplo disso é o recorte de jornal que nos diz que o poi de Keller se suicidou, trata com especial atenção os aspectos psicológico dos personagens e constroi um universo denso e desesperador sem deixar os detalhes e a informação se perder, caso comum em filmes do gênero.

Os Suspeitos é sim um dos melhores filmes de 2013, lembrando filmes como Zodiaco, Sobre Meninos e Lobos e Memórias de um Assassino, merece a atenção de quem aprecia um bom cinema.

Galeria de posters:

Por Igor C. Bersan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s