Sangre Cavallum

É interessante pensarmos que o Brasil como uma colônia de Portugal divulga tão pouca coisa desse país. Será que não produzem muita coisa? Será que o povo brasileiro não se interessa pela produção cultural portuguesa? Será a mídia que não divulga?

Eu particularmente acredito que é uma reação em cadeia. A mídia não divulga, em função disso as pessoas não tem interesse e passam a achar que não se produz nada em Portugal que se deva dar atenção. Como eu discordo e acho que tem projetos interessantes vindos de terras portuguesas, farei o possível para divulgar coisas que conheço de lá.

Um projeto que eu considero bem interessante é o Sangre Cavallum, banda de Neofolk/Dark Folk formada em 1997. Dito pelas palavras de um dos integrantes da banda chamado B. Ardo, provavelmente o nome se aproxima da palavra “Bardo”, sugerindo ser um pseudônimo ou  talvez seja mera coincidência, não consegui achar nada de concreto sobre isso. “A banda surge da necessidade de cantar a Gallaecia, cantar a nossa terra e as suas tradições” em entrevista ao site Irmandade Metálica.

Também nesta mesma entrevista B. Ardo, diz que suas influências são variadas, vão desde o Death In June a Joy Division e Bauhaus, mas a grande influência mesmo são os grupos gaiteiros mirandeses, os pastores, os cantares de trabalho e dos grupos de Zé-pereiras, que são estimados desde o Vale do Souza ao Alto-Minho.

A musicalidade do grupo expressa uma influência de elementos das tradições do Norte de Portugal e da região conhecida como Galiza.

Vale a pena conhecer, procurar saber mais dessas tradições populares de Portugal, tem muita coisa interessante, aos poucos vamos divulgando aqui nos nossos canais de comunicação e em matérias nas edições da revista. Se alguém tiver alguma sugestão ou encontrar algo interessante em suas pesquisas, podem compartilhar conosco que teremos o maior prazer em divulgar.

Os álbuns gravados pelo grupo são:

Alborada Do Douro – Cantares da Terra Castreja (Demo Tape) – 1998

1

Barbara Carmina – 2004

2

Pátria Granítica – 2006

3

Sangre Cavallum & Allerseelen – Barco do Vinho (Split Álbum) – 2006

4

Veleno De Teixo – 2007

5

Para conhecer um pouco mais deste projeto, visitem o site oficial: http://www.sangrecavallum.com/

Mais fácil do que falar é ouvir, então segue algumas músicas para poderem ouvir.

1 – Sangre Cavallum – Jabali Soberano

2 – Sangre Cavallum – Romance Cego

3 – Sangre Cavallum – A Canção da Pedra

4 –  Sangre Cavallum – O Coração Meu

5 – Allerseelen – Zu Später Stunde

6 – Sangre Cavallum – Monte Medulio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s