Obsessões no cinema

As indicações desta sexta-feira são hoje considerados cult’s, complexos em suas narrativas, intrigantes e que tratam de temas polêmicos.

Muitos dos filmes indicados aqui por nós da Extravaganza serão de décadas anteriores, filmes que não são muito explorados hoje e que as novas gerações não viram e que são interessantíssimos, além de servir de referência para produtores diversos, seja de conteúdo sobre cinema ou mesmo pessoas que estejam escrevendo um roteiro ou pensando em dirigir um filme.

O primeiro filme é dirigido pelo diretor canadense David Cronenberg, imerso simbolicamente nas obsessões e compulsões da mente e dos desejos, Crash – Estranhos Prazeres faz jus a aura cult que possui hoje. Interpretações e direção seguras, narrativa intrigante.

Os filmes de Cronenberg normalmente não são fáceis de se explorar em poucas palavras, devido ao sentido simbólico e psicológico envolvidos em suas tramas. Em oportunidade futura faremos uma matéria mais ampla sobre esse universo, dentro de uma edição em forma de uma matéria inteira sobre Cronenberg e seu filmes.

1 – Crash – Estranhos Prazeres

O segundo filme dirigido pelo inglês Ken Russel é Alucinações do Passado que explora a utilização de substâncias psicoativas. De maneira fantástica a narrativa persegue um cientista que retorna aos estudos sobre o LSD, no decorrer da narrativa vai se transformando devido a utilização constante dessas substâncias, essas transformações são tanto físicas como psicológicas.

Uma coisa interessante sobre o filme é que na série de TV Fringe, criada por J. J. Abrams, Alex Kurtzman e Roberto Orci muitas referências aparecem. A primeira na própria pessoa do Walter Bishop, que de quando em quando fazia uso da substância, o tanque utilizado por Walter para fazer suas experiências na agente do FBI Olivia Dunham é exatamente o mesmo que foi utilizado no filme do Ken Russel e por fim Nina Sharp braço direito do Dr. William Bell é a mesma atriz do filme de 1980. Fringe foi uma série que referenciou vários filmes.

2 – Alucinações do Passado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s