Uma dose de Zeuhl por semana

Nesta primeira edição indicamos a banda Shub Niggurath que toca um estilo conhecido como Zeuhl. Quem ouviu a prévia que colocamos no site ou procurou pelo álbum e gostou da música não pode perder essa indicação.

Zeuhl significa celestial na língua Kobaïan, uma linguagem criada por Christian Vander. Originalmente o termo era aplicado a banda de Vander “Magma”, o termo Zeuhl acabou sendo usado para descrever a música produzida por bandas francesas que faziam um som similar ao do Magma, isso a partir de meados da década de 70. Embora em um primeiro momento o fenômeno fosse francês, o estilo passou a influenciar bandas japonesas de avant-garde.

O Zeuhl é um estilo que mistura rock progressivo, simphonic rock, fusion, neoclassicismo e vocais de estruturas complexas. Caracterizado por dissonâncias, throbbing bass, teclados e pianos, ou até mesmo orgão e invariavelmente a presença de instrumentos de sopro. Com uma influência marcante do rock e jazz.

Não é um estilo muito fácil de se assimilar devido a complexidade e principalmente em função da quebra da estrutura rítmica que caracteriza o estilo. Se você curte experimentalismos e musicalidade diferente como eu, o Zeuhl é com certeza uma boa pedida.

Toda quinta-feira vou indicar dois discos dos mais variados estilos e quem se interessar pode ouvir no final de semana e na semana seguinte. Se alguém ouvir os discos, se gostarem comentem aqui na postagem o que acharam das indicações.

Igor C. Bersan

Respectivamente:

1 – KOENJI HYAKKEI com a música Rattims Friezz.

2 – NOA e a música é Tape Tape

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s